Compreender o Compliance trabalhista e os pontos cruciais para o correto envio das informações pelo eSocial e EFD-Reinf, o processo de integração com a DCTFWeb, a fim de evitar diferenças tributárias, além da operacionalização de restituição, compensação e reembolso pelo PER/DCOMP.
- Objetivo: Compreender o Compliance trabalhista e os pontos cruciais para o correto envio das informações pelo eSocial e EFD-Reinf, o processo de integração com a DCTFWeb, a fim de evitar diferenças tributárias, além da operacionalização de restituição, compensação e reembolso pelo PER/DCOMP.
- Público alvo: Contadores, Gestores, analistas e auxiliares do Departamento Pessoal, Empresários, Estudantes e demais interessados.
Conteúdo:
- eSocial:
- Eventos de tabela/iniciais: cuidados e pontos de atenção para a correta apuração previdenciária (classificação tributária, indicações tributárias, CNAE preponderante, FAP, processos administrativos/judiciais);
- Rubricas e a incidência tributária: principais proventos e descontos, rubricas informativas e informativas dedutoras, salário in natura, vale alimentação, vale transporte e combustível, auxílio moradia, ajudas de custo, reembolso, auxílio creche e educação, gorjetas e gratificações;
- Eventos não periódicos: Cargos versus rubricas, afastamentos e as rubricas;
- Eventos periódicos: Remunerações dos empregados, contribuintes individuais, MEIs, múltiplos vínculos, Contribuição Previdenciária empresas do Anexo IV e fator “r” do simples Nacional, Desoneração da Folha de pagamento;
- Fechamento folha de pagamento PJ e PF;
- Contribuição previdenciária para o produtor rural pessoa física/segurado especial e a integração na DCTFWeb;
- EFD-Reinf:
- Regras gerais;
- Eventos de Tabela;
- Eventos periódicos;
- R-2010 – Retenção de contribuição previdenciária - serviços tomados;
- R-2020 - Retenção de contribuição previdenciária – serviços prestados;
- R-2050 – Comercialização da produção p/ produtor rural PJ/agroindústria;
- R-2055 – Aquisição de produção rural;
- DCTFWeb
- Integração das Informações do eSocial e EFD-Reinf na DCTFWeb;
- Obrigatoriedade, dispensa, formas de apresentação e prazos;
- Tributos declarados;
- Créditos Vinculáveis;
- Transmissão;
- Sem movimento;
- Penalidades por incorreções ou omissões;
- Retificações;
- Casos especiais: MEI, Segurado Especial;
- PER/DCOMP:
- Regras Gerais da Compensação, restituição e reembolso;
- PER/DCOMP Web versus PER/DCOMP Web – diferenças e vantagens da versão Web;
- Crédito de Retenção Lei 9.711/98;
- Crédito de Salário Família e Salário Maternidade;
- Pagamento indevido ou a maior;
- Compensação Cruzada;
- Cruzamento da origem do crédito com as obrigações acessórias.
- Associado SINDICONT – R$ 148,00
- Contador em dia com o CRSC – R$ 185,00
- Parceiros – R$ 240,00
- Demais interessados – R$ 290,00
A vista no boleto ou *parcelado nos cartões de crédito
*Parcela mínima R$125,00
Pontua pelo EPC cod: SC-02677 - 08 pts. AUD e PERITOS
- A pontuação aqui atribuída é válida apenas para a modalidade EAD - Para o presencial, consultar o Sindicont da sua Região.
- ATENÇÃO - Sobre a pontuação: Para ter direito a pontuação, o participante terá que acessar o curso através de uma conta na plataforma feita em seu nome (pessoa física). O acesso a conta do usuário cadastrado é pessoal e intransferível. A participação deverá ser no curso ao vivo, além de atingir os 80% de acertos na avaliação disponibilizada na plataforma após a conclusão do curso. Assistir apenas a reprise não concede o direito a pontuação.
- Dias: 17 e 18/11/2021
- Horários:
- 17/11: 13h30 as 17h30
- 18/11: 08hs as 12hs
- Reprise: O acesso a reprise do curso será liberado em até 48hs após a sua realização.
Como faço a minha inscrição? Sejam bem-vindos a mais um curso oferecido pelo Sindicont da sua região através do PEC – Programa Educação Continuada, um projeto dos SINDICONTS do estado de Santa Catarina em parceria com a FECONTESC. Estamos com um novo site e uma plataforma de educação exclusiva, que irá dispor de mais recursos aos participantes, oferecendo assim uma nova experiência. Nossa nova plataforma dispõe:
- Cursos ao vivo
- Acesso ao curso gravado por até 3 vezes em até 15 dias (o que terminar primeiro)
- Biblioteca dos materiais do curso contratado
- Canal para tirar dúvidas por até 24 horas após o curso
- Certificados emitidos pelo próprio participante após a realização do curso
- Compra realizada pela empresa:
- Cadastro e compra:
- 1º A empresa irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
- 2º Depois do cadastro realizado, a empresa irá acessar CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em "QUERO INSCREVER ALGUÉM".
- 3º Na janela que irá abrir você irá preencher as informações solicitadas e colocar a quantidade de vagas que precisa (1, 2 ou mais) e depois clicar em COMPRAR ACESSOS.
- 4º Na tela seguinte, você irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
- Cadastrar os participantes:
- 1º A empresa irá acessar sua conta na plataforma;
- 2º Clique em ACESSOS no menu esquerdo;
- 3º Clique em cima do curso contratado;
- 4º Clique em ADICIONAR MEMBROS, colocando o email cadastrado pelo participante (cada participante terá que acessar a plataforma e fazer o seu cadastro pessoal). O email cadastrado irá aparecer em um menu logo abaixo, basta selecionar ele e clicar no botão vermelho.
- O participante irá acessar sua conta na plataforma e participar do curso.
- Compra feita diretamente pelo participante:
- Cadastro e compra:
- 1º O participante irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
- 2º Depois do cadastro realizado, o participante irá acessar no site CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em "QUERO PARTICIPAR".
- 3º Na tela seguinte escolha a sua categoria (associado, ou Contador, ou Parceiros...) e depois em COMPRAR.
- 4º Agora o participante, irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
- Acesso do curso pelo participante:
- 1º– Após a baixa do pagamento, o participante irá acessar sua conta na plataforma;
- 2º Clique em cursos no menu esquerdo e lá estará o curso pronto para ser acessado.
- Escolha a categoria corretamente pois a informação será verificada pelo Sindicont local e pode ocasionar cobrança adicional, caso a categoria escolhida não seja condizente com a do participante;
- É importante que cada participante tenha seu cadastro pessoal para que o certificado seja emitido corretamente.