Este curso abordará as regras para emissão dos principais documentos fiscais exigidos pelo Estado de SC para as operações com mercadorias e prestações de serviços de transporte, bem como a forma de conservação e regularização destes documentos. Também será abordado a forma de emissão e tributação das principais operações fiscais que envolvem a saída de mercadorias.
- Objetivo: Este curso abordará as regras para emissão dos principais documentos fiscais exigidos pelo Estado de SC para as operações com mercadorias e prestações de serviços de transporte, bem como a forma de conservação e regularização destes documentos. Também será abordado a forma de emissão e tributação das principais operações fiscais que envolvem a saída de mercadorias.
- Público alvo: Contadores, assistentes e analistas da área fiscal e demais profissionais que atuam na área fiscal de contribuintes do ICMS ou escritórios de contabilidade.
- MÓDULO 01 - DOCUMENTOS FISCAIS
- CONCEITO DE CONTRIBUINTES DO ICMS
- OBRIGATORIEDADE DA INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE CONTRIBUINTES
- Regra para abertura ou não da Inscrição Estadual
- Microempreendedor Individual - MEI
- INFORMAÇÕES GERAIS
- Séries Distintas da Nota Fiscal
- Nota Fiscal Complementar
- Carta de Correção
- Cancelamento dos Documentos Fiscais
- NOTA FISCAL DE ENTRADA
- Contra nota na Aquisição de Produtor Rural
- Extração de Produtos Agropecuários e Minerais
- Entrada de Mercadoria Importada
- NOTA FISCAL AVULSA E NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA
- NOTA FISCAL DE VENDA A CONSUMIDOR, MODELO 2 E CUPOM FISCAL
- Subséries Distintas
- Obrigatoriedade do Uso do ECF
- Obrigatoriedade do Uso do TEF
- Transporte de Mercadoria Acobertada por Cupom Fiscal
- Vendas a Prazo Acobertadas por Cupom Fiscal
- MICROEMPREENDER INDIVIDUAL (MEI)
- Obrigatoriedade e Dispensa da Emissão de Documentos Fiscais
- Emissão da Nota Fiscal Avulsa
- NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e
- Informações Gerais;
- Documento Auxiliar da NF-e – DANFE
- Verificação e Guarda da NF-e
- Emissão da NF-e em Contingência
- Cancelamento da NF-e
- Inutilização do Número da NF-e
- Escrituração da NF-e Cancelada, Inutilizada e Denegada
- Carta de Correção Eletrônica - CC-e
- Obrigatoriedade de Emissão da NF-e
- Dispensa de Emissão da NF-e
- Código de Barras
- Informação do CEST
- CONSERVAÇÃO E GUARDA DOS DOCUMENTOS FISCAIS
- PRAZO DE VALIDADE DOS DOCUMENTOS FISCAIS PARA TRÂNSITO
- NOTA FISCAL DE VENDA A CONSUMIDOR ELETRÔNICA
- MÓDULO 02 - REGULARIZAÇÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS E DE ESTOQUE
- Imposto Destacado a Maior
- Extravio de Documentos Fiscais e ECF
- Extravio de Mercadorias
- Devolução de Mercadorias por Contribuinte e Não Contribuinte
- Retorno de Mercadoria Não Entregue
- MÓDULO 03 – PRINCIPAIS OPERAÇÕES FISCAIS
- Remessa e Retorno de Mercadorias para Conserto
- Remessa e Retorno de Mercadorias para Demonstração
- Remessa e Retorno de Mercadorias para Mostruário
- Remessa em Bonificação, Doação ou Brinde
- Industrialização por Encomenda (Remessa, Retorno e Cobrança)
- Remessa para Industrialização por Encomenda sem Passar pelo Estabelecimento do Adquirente
- Nota Fiscal de Encomenda para Entrega Futura (Simples Faturamento e Entrega Efetiva)
- Consignação Mercantil
- Consignação Industrial
- Venda à Ordem
- Remessa para Exposição ou Feira
- Venda Fora do Estabelecimento
- Locação de Bens Móveis
- Remessa e Retorno de Comodato
- MÓDULO 04 – CT-e e MDF-e
- CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO - CT-e
- Características do CT-e
- Inutilização do Número do CT-e
- Escrituração do CT-e cancelado, denegado e Inutilizado
- Transporte Vinculado a Contrato
- Subcontratação do Serviço de Transporte
- Redespacho de Transporte
- Anulação do Serviço de Transporte
- MANIFESTO DE DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS - MDF-e
- Regras para Emissão do MDF-e
- CONSERVAÇÃO E GUARDA DOS DOCUMENTOS FISCAIS
- CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO - CT-e
- Associado SINDICONT – R$ 148,00
- Contador em dia com o CRSC – R$ 185,00
- Parceiros – R$ 240,00
- Demais interessados – R$ 290,00
A vista no boleto ou *parcelado nos cartões de crédito.
*Parcela mínima R$ 125,00
- Data: 22 e 23/11/2021
- Horário: 08h00 as 12h00
- Reprise: O acesso a reprise do curso será liberado em até 48hs após a sua realização.
Como faço a minha inscrição? Sejam bem-vindos a mais um curso oferecido pelo Sindicont da sua região através do PEC – Programa Educação Continuada, um projeto dos SINDICONTS do estado de Santa Catarina em parceria com a FECONTESC. Estamos com um novo site e uma plataforma de educação exclusiva, que irá dispor de mais recursos aos participantes, oferecendo assim uma nova experiência. Nossa nova plataforma dispõe:
- Cursos ao vivo
- Acesso ao curso gravado por até 3 vezes em até 15 dias (o que terminar primeiro)
- Biblioteca dos materiais do curso contratado
- Canal para tirar dúvidas por até 24 horas após o curso
- Certificados emitidos pelo próprio participante após a realização do curso
- Compra realizada pela empresa:
- Cadastro e compra:
- 1º A empresa irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
- 2º Depois do cadastro realizado, a empresa irá acessar CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em "QUERO INSCREVER ALGUÉM".
- 3º Na janela que irá abrir você irá preencher as informações solicitadas e colocar a quantidade de vagas que precisa (1, 2 ou mais) e depois clicar em COMPRAR ACESSOS.
- 4º Na tela seguinte, você irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
- Cadastrar os participantes:
- 1º A empresa irá acessar sua conta na plataforma;
- 2º Clique em ACESSOS no menu esquerdo;
- 3º Clique em cima do curso contratado;
- 4º Clique em ADICIONAR MEMBROS, colocando o email cadastrado pelo participante (cada participante terá que acessar a plataforma e fazer o seu cadastro pessoal). O email cadastrado irá aparecer em um menu logo abaixo, basta selecionar ele e clicar no botão vermelho.
- O participante irá acessar sua conta na plataforma e participar do curso.
- Compra feita diretamente pelo participante:
- Cadastro e compra:
- 1º O participante irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
- 2º Depois do cadastro realizado, o participante irá acessar no site CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em "QUERO PARTICIPAR".
- 3º Na tela seguinte escolha a sua categoria (associado, ou Contador, ou Parceiros...) e depois em COMPRAR.
- 4º Agora o participante, irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
- Acesso do curso pelo participante:
- 1º– Após a baixa do pagamento, o participante irá acessar sua conta na plataforma;
- 2º Clique em cursos no menu esquerdo e lá estará o curso pronto para ser acessado.
- Escolha a categoria corretamente pois a informação será verificada pelo Sindicont local e pode ocasionar cobrança adicional, caso a categoria escolhida não seja condizente com a do participante;
- É importante que cada participante tenha seu cadastro pessoal para que o certificado seja emitido corretamente.