Capacitar profissionais de comércio exterior, da área contábil e da área tributária nas operações de importação com foco nas questões fiscais e tributárias. Demonstrar e abordar os principais benefícios fiscais de ICMS voltados à importação, assim como a formação do custo da mercadoria importada nos três regimes tributários (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido).
- Objetivo: Capacitar profissionais de comércio exterior, da área contábil e da área tributária nas operações de importação com foco nas questões fiscais e tributárias. Demonstrar e abordar os principais benefícios fiscais de ICMS voltados à importação, assim como a formação do custo da mercadoria importada nos três regimes tributários (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido).
- Público alvo: Importadores, profissionais de comércio exterior e despachantes aduaneiros, contadores, assistentes e analistas da área fiscal e demais profissionais que atuam na área fiscal de contribuintes do ICMS ou escritórios de contabilidade.
- IMPORTAÇÃO PRÓPRIA, POR CONTA E ORDEM E POR ENCOMENDA
- Como ocorrem as importações
- Entendendo as diferenças entre os tipos de importação
- Classificação fiscal das mercadorias - NCM
- Análise das “INCOTERMS”
- Cálculo do valor aduaneiro
- Tributação e incidência II
- IPI
- PIS Importação
- COFINS Importação
- ICMS Importação
- Despesas aduaneiras
- Emissão da nota fiscal de entrada
- Despesas de internação das mercadorias
- Tributos não cumulativos, lançamento por homologação e conta gráfica
- Regimes de tributação e recuperação de tributos (LR/LP/SN)
- Modelo de demonstração da operação
- Determinação do valor da operação de remessa
- Emissão de documentos fiscais
- Fechamento da operação
- Aplicabilidade e não aplicabilidade do regime especial
- Condições para fruição do regime especial
- Diferimento do ICMS na importação
- Apresentação da garantia
- Dispensa da garantia com e sem recolhimento de antecipação
- Diferimento parcial na saída de mercadoria importada
- Casos de não aplicabilidade do diferimento parcial
- Pagamento efetivo de ICMS de 1%, 2,1%, 2,6%, 3,6%, 4,6% e 7,6%
- Limitações do Crédito Presumido
- Vedação à Utilização do Crédito Presumido
- Recolhimento de Fundos
- Condições para fruição do regime especial
- Obrigações do adquirente/comprador
- Pedido do regime especial
- ICMS Importação
- Associado SINDICONT: R$ 138,00
- Contadores em dia com o CRCSC: R$ 185,00
- Parceiros e Contadores em dia com o CRC de fora do estado: R$ 230,00
- Demais interessados: R$ 280,00
A vista no boleto ou *parcelado nos cartões de crédito
*Parcela mínima R$125,00
Curso credenciado sob o número: SC-02353
- AUD – 04
- CMN/BCB – 00
- SUSEP – 00
- PREVIC – 00
- Peritos – 04
- PROGP – 08
- PRORT – 08
- Acessar pela conta pessoal;
- Realizar a avaliação proposta ao final do curso atingindo o mínimo de 80% de acertos
- Data: 08 e 10 de dezembro de 2021
- Horário: 08hs as 12hs.
- Reprise: O acesso a reprise do curso será liberado em até 24hs após a sua realização.
Como faço a minha inscrição? Sejam bem-vindos a mais um curso oferecido pelo Sindicont da sua região através do PEC – Programa Educação Continuada, um projeto dos SINDICONTS do estado de Santa Catarina em parceria com a FECONTESC. Estamos com um novo site e uma plataforma de educação exclusiva, que irá dispor de mais recursos aos participantes, oferecendo assim uma nova experiência. Nossa nova plataforma dispõe:
- Cursos ao vivo
- Acesso ao curso gravado por até 3 vezes em até 15 dias (o que terminar primeiro)
- Biblioteca dos materiais do curso contratado
- Canal para tirar dúvidas por até 24 horas após o curso
- Certificados emitidos pelo próprio participante após a realização do curso
- Compra realizada pela empresa:
- Cadastro e compra:
- 1º A empresa irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
- 2º Depois do cadastro realizado, a empresa irá acessar CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em DOIS ACESSOS OU MAIS.
- 3º Na janela que irá abrir você irá preencher as informações solicitadas e colocar a quantidade de vagas que precisa (1, 2 ou mais) e depois clicar em COMPRAR ACESSOS.
- 4º Na tela seguinte, você irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
- Envio do curso aos participantes:
- 1º A empresa irá acessar sua conta na plataforma;
- 2º Clique em ACESSOS no menu esquerdo;
- 3º Clique em cima do curso contratado;
- 4º Clique em ADICIONAR MEMBROS, colocando o email cadastrado pelo participante (cada participante terá que acessar a plataforma e fazer o seu cadastro pessoal). O email cadastrado irá aparecer em um menu logo abaixo, basta selecionar ele e clicar no botão vermelho.
- Após a baixa do pagamento o participante irá acessar sua conta na plataforma e lá estará o curso pronto para ser acessado.
- Compra feita diretamente pelo participante:
- Cadastro e compra:
- 1º O participante irá acessar o site da FECONTESC e no canto superior direito irá acessar no menu, ENTRAR e fazer seu cadastro.
- 2º Depois do cadastro realizado, o participante irá acessar no site CURSOS e escolher o curso desejado. Para fazer a aquisição clique em FAÇA ESTE CURSO.
- 3º Na tela seguinte escolha a sua categoria (associado, ou Contador, ou Parceiros...) e depois em COMPRAR.
- 3º Agora o participante, irá preencher as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão).
- Acesso do curso pelo participante:
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- 1º– Após a baixa do pagamento, o participante irá acessar sua conta na plataforma;
- 2º Clique em cursos no menu esquerdo e lá estará o curso pronto para ser acessado.
Importante:
- Escolha a categoria corretamente pois a informação será verificada pelo Sindicont local e pode ocasionar cobrança adicional, caso a categoria escolhida não seja condizente com a do participante;
- É importante que cada participante tenha seu cadastro pessoal para que o certificado seja emitido corretamente.